A vida é breve, a arte longa, a oportunidade fugaz, a experiência enganosa e o julgamento difícil.
Hipócrates
No coração da cidade de Viseu nasceu em 2022 um projeto de prestação de serviços de saúde chamado Instituto de Cardiologia de Viseu – ICV, com foco único na prevenção, no diagnóstico precoce e tratamento diferenciado da patologia cardiovascular e pulmonar.
A suas raízes remontam a 2005 quando o Dr. José Lopes de Carvalho abriu as portas do Consultório de Cardiologia, tornando-se o metrónomo ímpar do pulsar sinusal do distrito de Viseu.
A equipa cresceu acumulando ciências, experiências e idiossincrasias, e sobreveio o Instituto de Cardiologia de Viseu – ICV, com consultas (Cardiologia, Medicina Geral e Familiar, Pneumologia e Pediatria) e exames complementares de diagnóstico (no âmbito da Cardiologia e Pneumologia) convencionados com o SNS, ADSE e várias seguradoras.
O coração é um órgão de habilitação discreta com função simples e rotineira. Admite e propulsiona sangue, 60 a 80 batimentos por minuto, resultando na recirculação de 3 a 5 litros a cada 60 segundos. Incansável, se bem irrigado, se bem estimulado, se boa cinética valvular e se bem cuidado resulta numa bomba de assídua teimosia com garantia para 90 a 100 anos de vida com qualidade.
Esta existência de tímido recato visceral e feitio sóbrio resulta na tendência para a frugalidade de queixas ou sintomas e origina muitas vezes a procura tardia de cuidados médicos, com reflexo negativo no prognóstico.
Faça planos a longo prazo.
O Instituto de Cardiologia de Viseu – ICV certifica o melhor para o seu coração, no coração de Viseu.