…
Luís Ferreira dos Santos é natural e residente em Viseu e licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Durante a licenciatura venceu dois prémios referentes à melhor classificação na disciplina de anatomia patológica (Prémio de Anatomia Patológica Geral) e ao estudante mais distinto na disciplina de radiologia e imagem médica (Prémio Roentgen Curie).
Concluiu o internato complementar de cardiologia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu EPE com a publicação de 18 artigos, 32 comunicações orais e 82 comunicações por cartaz em congressos. Esta actividade científica foi distinguida com cinco prémios e duas menções honrosas:
Tem duas pós-graduações: “Especialização em Análise de Dados” no Instituto Politécnico de Viseu e “Arritmologia Aplicada” na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. Participou em vários cursos de formação pós-graduada dos quais distingue o “Curso de Arritmologia” promovido pelo Instituto Português de Ritmo Cardíaco e Associação Portuguesa de Arritmologia, Pacing e Electrofisiologia e o “Annual Mayo Cardiovascular Review Course for Cardiology Boards and Recertification”.
Realizou a subespecialidade de Electrofisiologia Cardíaca no Centro Hospitalar Gaia-Espinho.
É palestrante convidado em reuniões científicas do âmbito da cardiologia e arritmologia.
Participa em atividades pedagógicas dedicadas à população em geral e de âmbito científico, e participa assiduamente como conferencista convidado em cursos de mestrado.
É sócio agregado da Sociedade Portuguesa de Cardiologia.
Está inscrito no Colégio da Especialidade de Cardiologia.
Tem o grau de Consultor de Electrofisiologia Cardíaca.
É primeiro cirurgião na implantação de mais de 2000 dispositivos de modulação da atividade elétrica cardíaca (incluindo pacemakers definitivos, CDI, CRT e registadores de eventos) e mais de 700 estudos eletrofisiológicos (incluindo exames diagnósticos e com tratamento por ablação).